Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia, no Brasil, uma forma de polenta de milho denominada angu, que pode ter consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito. Existe, na Ilha da Madeira, um prato típico muito parecido, as papas de milho, que é consumido logo depois de cozido, para acompanhar peixe, ou então frito, para acompanhar a espetada madeirense de carne de vaca. Existem muitos tipos de polenta, essa que preparamos hoje leva um toque mais brasileiro, pois é feita com folhas de escarolas. Então, chega de conversa e vamos à receita?
Ingredientes:
Polenta:
- 2 xícaras (chá) de fubá
- 4 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de margarina sem sal
- 2 sachês de tempero para massas
- 1 colher (chá) de sal
Recheio:
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho espremidos
- 1 sachê de tempero para legumes
- 1/2 colher (chá) de sal
- Folhas de um pé de escarolas picadas
- 4 tomates sem pele e sem sementes, picados
- 2 xícaras (chá) de muçarela ralada
- 1/2 xícara (chá) de bacon picado e frito
Modo de Preparo:
Polenta: Em uma panela grande, coloque o fubá, a água, a margarina, o sachê de tempero e o sal, e cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar por 5 minutos.
Recheio: Em uma panela grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente o sachê de tempero, o sal, a escarola e o tomate e cozinhe em fogo médio por 3 minutos ou até a escarola murchar. Em um refratário médio, coloque a polenta e o refogado de escarola. Cubra com a muçarela e o bacon, e leve ao forno médio 180ºC preaquecido, por 10 minutos, ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida.