sexta-feira, 30 de março de 2018

Tradição da Páscoa pelo Mundo


De todas as comemorações do ano, a Páscoa é a mais esperada por todos os povos de todo o mundo. É um evento religioso cristão, no qual é celebrado a Ressurreição de cristo, que teria ocorrido nessa época do ano entre 30 e 33 DC. Além de ser uma época de comer coisas gostosas e muitos chocolates, também é uma época de reflexão, renovação das energias e do entusiasmo pela vida. Hoje vamos conhecer um pouco dessa tradição em alguns países. Vamos lá? Começamos pela Alemanha.


Alemanha A tradição do coelho da Páscoa vem daqui. Esconder ovos de Páscoa nos jardins e quintais para as crianças procurarem na manhã de Páscoa é uma tradição bastante popular. A Páscoa na Alemanha é um grande evento, tanto para comemorar o feriado quanto a chegada da primavera. Os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos coloridos. Apesar de muitas famílias terem abandonado esse costume, um senhor alemão chamado Volker Kraft, colecionou, junto com a família, ao longo dos anos, 10 mil ovos de Páscoa para decorar uma macieira no jardim de sua casa, atraindo a atenção de milhares de pessoas que vão visita-lo.

Áustria -  As feiras de Páscoa ao som de música clássica dos grandes mestres austríacos como Mozart, é a principal atração. Outra tradição no país é chocar os ovos uns contra os outros para ver qual é o mais resistente.

Bélgica - Por ser um estado laico, mas que teve o cristianismo na sua história, a Páscoa existe, mas hoje é vista mais como um feriado escolar e longo. As escolas costumam parar por duas semanas. O chocolate na forma de ovos, coelhos ou galinhas é a atração entre as crianças. Mas quem traz os ovos são os sinos das igrejas e não os coelhinhos!

Canadá - Uma tradição entre as famílias é a pintura de ovos ( ovos de galinha cozidos onde as cascas são decoradas ) e a caça aos ovos, que é super popular entre a criançada.

Chile As comemorações são bem parecidas com as do Brasil, com ovos, reunião em família, não comer carne na sexta-feira santa. Mas o diferencial é uma festividade qua acontece uma semana depois da Páscoa, que se chama Fiesta de Cuasimodo. Que é quando os sacerdotes visitam as pessoas que não puderam confessar na semana da Páscoa por estar doente ou possuírem idade mais avançada.

Dinamarca - Aqui as comemorações de Páscoa são bem brasileiras, pois as cores oficias da Páscoa são o verde e amarelo. Enfeita-se a casa com coelhos, ovos de porcelana e ovos de pata e galinha esvaziados e pintados, e flores da época. Outra tradição chamada Gaekkebrev, é uma brincadeira de adivinhação onde o nome do remetente numa carta em papel recortado com motivos pascais ou primaveris. Quem não adivinhar o nome do remetente tem que dar um presente pra quem enviou, não é o máximo!

Espanha -O ovo de chocolate aqui não é tão popular. Já a rabanada e o bacalhau não pode faltar nas comemorações pascais. A principal comemoração na Espanha são as procissões organizadas por irmandades e confrarias, que se iniciam mais de uma semana antes da Páscoa. Para eles o dia de Páscoa somente não tem sentido, o que eles comemoram mesmo é a semana santa.

Filipinas - Para eles a Páscoa é uma data mais importante que o Natal e começa a ser celebrada na quarta-feira de cinzas, quando se inicia a quaresma e o período de penitência. Na semana santa o comércio abre somente ao meio dia e as emissoras de rádio e TV possuem somente programação religiosa. O silêncio é uma regra para todos, a comemoração é extremamente religiosa e algumas pessoas praticam o flagelamento.

Finlândia - Nesse país o costume se parece um pouco com o que costumamos ver no Halloween, as crianças saem pelas ruas fantasiadas de bruxas pedindo guloseimas em troca de bênçãos.


França - Em Bessières e também em Mazeres, a tradição que acontece desde 1973, é que na segunda-feira de Páscoa os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa confeccionam uma omelete com 15.000 ovos. Hummm!!! Que delícia!!!


Grécia - A tradição por aqui é trocar os ovos de chocolates por ovos de galinha pintados de vermelho. Segundo a tradição, o ovo simboliza vida e o vermelho, o sangue de Jesus. Os ovos são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no ovo do outro até rachá-lo. Diz a lenda que quem for o último a ter o ovo rachado, acredita-se que esse terá sorte durante o próximo ano.
  
Holanda - O costume é montar uma árvore da Páscoa, que é seca e enfeitada com coelhos, patos, pintinhos, laços, velas e flores. Os ovos de chocolate grandes não são comuns, e sim, ovos pequenos e marshmallows em forma dos animais usados para decorar a árvore. As guloseimas são escondidas pela casa ou jardim para que as crianças busquem no primeiro dia da Páscoa.

Índia - Para os hindus a tradição pascal é marcada pelo festival Holi para relembrar o surgimento do Deus Krishna. Nesta época a população dança, toca flautas e faz comidas especiais para receber os amigos. É comum que o dono da casa marque a testa dos convidados com um pó colorido.



Inglaterra - A tradição dos ingleses é comer o hot cross bun (pão quente de cruz) no café da manhã na Sexta-feira Santa e ovos cozidos no domingo de Páscoa. Para o almoço é muito popular comer carneiro. Como hoje em dia é muito comum ter pessoas de outras nacionalidades e culturas vivendo no país, cada um segue a sua tradição, por exemplo, o consumo de bacalhau entre os brasileiros e portugueses. A alegria da criançada é a hora de procurar pelos ovinhos de chocolate, deixados pelo coelhinho da Páscoa

Itália - Além da religião, a Páscoa está ligada ao primeiro despertar da natureza, como motivo de agradecimento pelo início dos primeiros frutos do campo depois do final do inverno. A principal refeição é o café da manhã do domingo de páscoa e é quando as crianças têm que achar seus ovos de chocolate.

México - Os mexicanos, celebram a Páscoa como manda a religião. Desde a conquista dos espanhóis são extremamente católicos e o caminho de Cristo até sua ressurreição é revivido com muitas festas, nada de carne vermelha e algumas procissões. Chocolate, coelhos e outros símbolos não são tradição na Páscoa dos mexicanos.

Noruega - A celebração desse país é bem diferente e inusitada, eles têm o costume de se entreter com crimes, mistérios é o que eles chamam de Paskekrim, mas ninguém comente crime não. Nessa época o que fica em alta são os romances e histórias de suspenses. Curioso não!

Polônia - Nesse país a tradição de Páscoa é seguida à risca e se inicia um jejum de 6 semana durante a quaresma, abstendo-se de bebidas alcoólicas, carne, doces e alguns hábitos cotidianos como penitência. Na sexta-feira santa começa um ritual de pintura dos ovos de galinha com toda família. Outra tradição também é a preparação do Pão de Páscoa, onde o dono da casa não pode ajudar na preparação, que segundo a traição, se ele ajudar, seu bigode vai ficar cinza e a massa não dá certo.



Portugal - Por ser um país extremamente católico, a Páscoa aqui é tão importante como o Natal. Uma das tradições que acontece no domingo de Páscoa no Norte de Portugal é o "Compasso" que, segundo a história, é uma tradição medieval. No compasso o padre junto com alguns paroquianos visitam as famílias que os recebem com comidas, bebidas e uma doação para a paróquia. Comer amêndoas com cobertura colorida ou de chocolate é o mais tradicional. Hoje em dia já há ovos de chocolate à venda, mas o mais importante mesmo são as amêndoas.

Suécia - Nesse país, nada de ovinhos de chocolates e coelhos da Páscoa. Aqui a tradição é a galinha e seus pintinhos e embalagens que têm a forma de ovo cheinhas de guloseimas, balas e outras delícias.

Suíça - Aqui a tradição de buscar os ovinhos escondidos para agitar a criançada, também é seguida. Geralmente os ovos são pequenos, justamente para isso, ficar mais fácil escondê-los. O que chama a atenção são os grandes coelhos fabricados pelas marcas suíças de chocolate. As tradições dos suíços são bem parecidas com as do Brasil, porém com uma diferença, para eles na segunda-feira depois da Páscoa também é feriado. Não é o máximo!

Espero que tenham gostado de conhecer comigo, um pouquinho dessa comemoração ao redor do mundo! E lembrando que, o mais importante da Páscoa não é ganhar ovos de chocolate e comer muitas guloseimas gostosas, mas que seja um momento de reflexão, oração, renovação e crescimento.
Feliz Páscoa a todos meus amigos e seguidores do meu Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário