sábado, 11 de fevereiro de 2017

Receita de Portugal - Bolo de Rolo


Hoje vamos aprender uma receita muito gostosa de um bolo diferente e de dar água na boca, o bolo de rolo. E vocês sabem qual a origem dessa delícia? É um doce brasileiro, típico de Pernambuco. Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante na Zona da Mata, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa. Diante da popularidade do bolo de rolo, novos sabores foram criados. Hoje o bolo de rolo pode ser encontrado com massa de chocolate e com recheios variados: doce de leite, chocolate derretido, creme de morango, creme de ameixa, Nutella, chocolate branco. Também costuma ser servido com queijo do reino ou sorvete de creme. Mas, chega de conversa e vamos à receita.

Ingredientes:


  • 250 g de farinha de trigo
  • 5 ovos
  • 250 g de açúcar
  • 250 g de manteiga

Modo de preparo:


Na batedeira misture o açúcar e a manteiga até alcançar uma consistência bem cremosa e amarelada. Acrescente todas as gemas e vá misturando na batedeira uma a uma. É importante que despeje todas de uma única vez.
Em outro recipiente bata as claras em neve até alcançar o ponto de suspiro. Misture as claras batidas no primeiro recipiente e bata até formar uma consistência bem pastosa e ainda amarelada.
Peneire todo o trigo e acrescente nesse creme, aos poucos. Bata até misturar bem. Despeje uma camada bem fina da massa em uma assadeira retangular já untada com trigo e manteiga.

Montagem:

A receita dá pra fazer sete camadas em espessura bem fina. Ao assar todas, deixe esfriar e desenforme sobre um papel manteiga. Aplique o doce de sua preferência sobre a primeira camada e enrole com cuidado para não quebrar. A medida que uma camada for acabando, você já une com a segunda e repete o processo até completarem-se todas elas.

8 comentários:

  1. As gemas uma a uma, e depois diz: coloque todos de uma vez. Entendi não.

    ResponderExcluir
  2. Faço esse bolo com muita frequencia. Coloco as gemas uma a uma, as claras em neve coloco no fim de tudo. Não vai fermento. Nâo sei como consegue enrolar o bolo depois de frio, gostaria de aprender .

    ResponderExcluir
  3. Oi boa tarde eu já fiz e deu serto uma vez na segunda vez já não deu serte mais fiquei muito feliz.

    ResponderExcluir