A receita de hoje é muito popular na noite de Natal, a rabanada. Ela é uma um prato de origem portuguesa. Ela surgiu para aproveitar, de forma criativa, as sobras de pão duro que a maioria das pessoas jogavam fora. Lá o doce é conhecido como "fatia de mulher parida", já no nordeste do Brasil ela é chamada de "fatia parida". Então, chega de conversa e vamos aprender a receita?
Ingredientes:
- 100 g de chocolate ralado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos inteiros
- 150 g de coco ralado
- 50 g de uva-passa sem caroço
- 50 g de ameixa preta picada
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 litro de leite
- 4 pães amanhecidos sem casca e cortados em fatias
Para o ganache:
- 250 g de chocolate meio amargo picado
- 100 ml de leite em temperatura ambiente ou creme de leite
Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador os ovos inteiros e bata um pouquinho. Depois, acrescente o leite condensado, o 1/2 litro de leite e bata novamente. esse é o creme que vai cobrir o pão.
Unte a forma com um pincel, usando margarina ou manteiga sem sal. Faça uma camada de pão, colocando uma ao lado da outra. Coloque uma camada o creme, por cima coloque canela em pó, coco ralado, uva-passa e ameixas.
A segunda e terceira camadas são feitas da mesma maneira que a primeira. Em seguida leve a rabanada ao forno em uma temperatura de 180 ºC por cerca de 25 minutos.
Ganache: Leve o leite ou o creme de leite ao fogo. Assim que começar a borbulhar, despeje o chocolate picado por cima e mexa até formar uma calda, que vai cobrir a rabanada já assada.
Dica: Se quiser uma uva-passa e ameixas mais suculentas, deixe-as de molho no conhaque antes de coloca-las na rabanada.
Outra dica muito importante é colocar açúcar e canela na forma para a rabanada não grudar ao invés de usar farinha. Fica ótimo!