O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, iniciou a sua difusão na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos
que levaram a receita para todo o estado. A receita rapidamente se
espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país, sendo ainda na
década de 1940, um dos alimentos mais consumidos no Estado de São Paulo, sendo vendido tanto em feiras livres quanto em pastelarias. Na década de 1950, o costume de comer pastéis chega ao Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Na década de 1960, o costume espalha-se para o sul do país, sendo em 1962 fundada a primeira pastelaria da cidade de Maringá, espalhando-se o costume para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a década de 1970, quando se cria a primeira pastelaria de Blumenau. Hoje faremos uma receita um pouco diferente, é o pastel de Pepsi. Ele deixa um sabor diferente na massa, sem contar a crocância e essas bolhinhas no pastel que fica uma delícia. Vamos conferir?
Ingredientes:
Massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
- 100 ml de Pepsi
- Sal a gosto
Recheio:
- 150 g de milho verde
- 150 g de ervilha
- 300 g de pernil desfiado
- 1 cebola pequena
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 sachê de tempero para carnes
- 50 ml de água
Modo de Preparo
Em uma vasilha coloque a farinha de trigo, a Pepsi (aos poucos) e o sal, mexa bem até a massa ficar homogênea, despeje um pouco de farinha de trigo em uma superfície de mármore e sove a massa até ficar lisa para esticar. Com o auxílio de um rolo abra a massa e deixe-a em uma espessura bem fina corte com o auxílio de um copo, cortador de biscoitos ou outro cortador de sua preferência. Reserve.
Em uma panela coloque um pouco de óleo, a cebola picada, o sachê de tempero, o milho verde, a ervilha, o extrato de tomate, o pernil desfiado e a água, misture e refogue por alguns minutos até secar um pouco do caldo. Recheie os pastéis, feche a massa e aperte em volta com o garfo.
Em uma panela pequena, coloque aproximadamente 4 dedos de óleo e deixe esquentar, quando estiver bem quente frite os pastéis e sirva em seguida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário