Tahine é um creme ou pasta feito de sementes de gergelim (sésamo) muito usada na cozinha do Oriente Médio, sendo usado como complemento de muitos pratos e doces. Por vezes, o tahíne é misturado com alho esmagado, água e sumo de limão para temperar alguns pratos, como os falafel o bolinho de grão-de-bico que vocês podem conferir a receita no blog.
A primeira menção conhecida do tahíne provém do século XIII, como ingrediente de uma receita de Hummus Kasa, ( que é um purê de grão-de-bico e tahine) no livro de receitas árabe Kitab Wasf al-Atima al-Mutada
Os benefícios do Tahine
O tahíne é, depois das algas, a maior fonte de cálcio que existe, excelente fonte de proteína, fibras, cobre, manganês e o aminoácido metionina. É uma fonte dos saudáveis ómega-3 e ômega-6. Ele é feito a partir de sementes de gergelim cru é mais baixa em gordura do que tahíne feita a partir de sementes torradas.
Em comparação com a manteiga de amendoim, tahíne tem níveis mais elevados de fibra e cálcio e os níveis mais baixos de açúcar e de gorduras saturadas.
Ingredientes:
- 300 g de sementes de gergelim
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1/2 colher (sopa ) de sal
- 1 dente de alho
- Suco de 1 limão
- Páprica a gosto (opcional)
Modo de Preparo:
Bata o gergelim no liquidificador ou processador por aproximadamente 2 ou 3 minutos( você pode usar o gergelim torrado ou sem torrar. A diferença é que ele torrado a pasta fica um pouco mais amarga). Quando as sementes estiverem um pouco já processadas acrescente o sal, o alho amassado, o óleo de gergelim, o suco de limão e um pouco de água. Vá batendo até a mistura ficar homogênea. A consistência do tahine vai ser a seu gosto se preferir ele mais diluído parecendo um patê acrescente um pouco mais de água. prove o tahine e sinta o gosto, o limão já disfarça o gosto amargo, mas se você quiser disfarçar mais o gosto amargo acrescente um pouco de páprica e prove para ver se está ao seu gosto. Depois desses passos, ele já está pronto para ser consumido com seu bolinho falafel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário