Hoje vamos saber mais sobre a culinária espanhola e aprender uma receita de bolo muito deliciosa vinda da Galiza , o bolo de Santiago. Os ingredientes principais deste bolo são a amêndoa e os ovos. Não se sabe nada sobre o consumo de amêndoa na Galiza durante a Idade Média,
mas sabe-se que a escassez deste alimento converteu-o num luxo
reservado a poucos. A primeira notícia que se tem do uso deste "biscoito de amêndoa", que atualmente se conhece como Torta ou bolo de Santiago, data de 1577, durante uma visita de D. Pedro de Porto Carrero à Universidade de Santiago de Compostela, ainda que naquela altura fosse denominada "torta real".
A elaboração e a proporção dos ingredientes lembra a atual Torta de
Santiago. As primeiras receitas fiáveis provêm de notas de Luis
Bartolomé de Leybar, datando de 1838, sob a designação de "Torta de Amêndoa".
A origem da Cruz de Santiago representada na sua superfície data de 1924, ano em que a confeitaria «Casa Mora» de Santiago de Compostela começa a enfeitar as tortas de amêndoa com aquela que viria a ser a sua silhueta característica.
Em 3 de Março de 2006, a Torta de Santiago passou a ser uma Denominação de origem protegida.
O bolo pode ser consumido entre as refeições, acompanhado por um café com leite, existem outras possibilidades, como por exemplo com um vinho doce. Estou disponibilizando também a cruz de Santiago, caso queiram fazer com o desenho dela em cima, caso não, é só salpicar açúcar de confeiteiro sobre o bolo. Então, vamos a receita?
Ingredientes:
- 6 ovos
- 1/2 kg de açúcar
- 350 g de farinha de trigo
- 250 ml de leite
- 250 g de manteiga
- 1 xícara (café) de água
- 1/2 kg de amêndoa moída
- Casca de 1 limão ralada
- Manteiga para untar
- 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Em uma vasilha, bata os ovos com o açúcar. Quando a mistura começar a branquear, acrescente a farinha de trigo, o leite, a manteiga e a água. Misture bem os ingredientes e, em seguida, acrescente as amêndoas e a casca de limão ralada. Unte uma forma com manteiga, despeje a massa e asse-a em forno preaquecido, a 190 ºC, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar, desenforme o bolo e decore com o açúcar de confeiteiro. Se quiser, faça um molde de cartolina em formato de cruz do apóstolo Tiago, coloque-o no centro do bolo e, depois polvilhe o açúcar.
Que maravilha de bolo
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou! Esse bolo é uma delícia mesmo.
Excluir