quarta-feira, 29 de março de 2017

Receita de Portugal - Fatias de Tomar




   Que Portugal tem receitas pra lá de saborosas, não é novidade pra ninguém! Essa que vamos aprender hoje se chama Fatias de Tomar é uma sobremesa da doceria conventual portuguesa originária no Convento de Cristo e como o próprio nome indica são originárias de Tomar. Esta sobremesa é também erroneamente conhecida como fatias da China.
A panela que serve para cozê-las foi inventada e só se vende na cidade de Tomar, embora também possam ser feitas numa forma que vede bem. A referida panela tem um funil que permite juntar e verificar água do banho-maria sem ser preciso retirar a forma e, sem parar o cozimento, o que iria fazer com que as fatias ficassem enqueijadas. Era a sobremesa favorita dos frades do Convento de Cristo.
Para fazer será preciso muitas gemas de ovo, açúcar e água. Então, vamos aprender a receita completa?

Ingredientes:


  • 12 gemas em temperatura ambiente peneiradas
  • 1/2 xícara (chá) de amêndoas sem pele e moídas
  • Manteiga para untar

Para a calda rala:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar cristal
  • Casca de 1 limão cortada em tiras finas (só a parte verde)
  • 1 pedaço de pau de canela 

 Modo de preparo:

Numa batedeira, coloque 12 gemas em temperatura ambiente peneiradas. Bata por cerca de 10 minutos até que fiquem encorpadas e claras. Junte as amêndoas sem pele e moídas e bata para misturar.
numa forma para bolo inglês (6cm x 10 cm x 24 cm), muito bem untada com manteiga, despeje a mistura.
Cubra com papel-alumínio untado com manteiga, fechando bem. Coloque a forma dentro de uma assadeira, sobre uma grade (para que não fique em contato com o fundo) e despeje água fervente na assadeira até atingir cerca de 2 cm e altura da forma.
Leve ao forno por 35 minutos a 200ºC ou até que enfiando um palito no doce ele saia limpo.
Tire do fogo, retire o papel-alumínio e solte a borda do doce com o auxílio de uma faca. Desenforme e deixe esfriar.
Corte o doce em fatias de cerca de 1 cm de espessura e vá colocando lado a lado numa travessa de borda alta. Reserve. 

Para a calda rala:

Numa panela em fogo alto, coloque a água, o açúcar cristal, a casca de limão cortada em tiras finas (só a parte verde) e um pedaço de canela em pau. Mexa com uma colher de pau até dissolver o açúcar e a mistura abrir fervura. Pare de mexer, abaixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, elimine a canela em pau e as cascas do limão. 
Despeje a calda sobre as fatias na travessa. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por 2 ou 3 horas, no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário