Dependendo do processo de fabricação, o creme de leite muda completamente, o que faz toda a diferença na hora de executar uma receita.
Creme de leite não é tudo igual! Há diferenças entre os tipos fresco, em lata e em caixinha, é só escolher o mais adequado para cada receita, por exemplo:
Creme de Leite em Lata: É pasteurizado, não homogeneizado (o soro se separa do creme facilmente) e, em geral, tem entre 20% e 25% de gordura. Não pode ser usado em pratos que necessitam de fervura, porque talha. No estrogonofe, por exemplo, deve ser acrescentado no final. Se precisar reaquecer, não deixe ferver.
Creme de Leite em Caixinha: Também chamado UHT, é ultrapasteurizado, homogeneizado (o soro não se separa), mais branquinho do que o anterior e um pouco menos gorduroso, entre 18% e 20%. Assim como o creme de leite em lata, não vai bem em receitas que vão ao fogo até ferver, porque fica talhado.
Creme de Leite Fresco: Com 30% a 35% de gordura e homogeneizado, é o mais indicado para cocção, pode ser fervido tranquilamente, sem o risco de talhar. Bem mais caro que os outros, é o único que vira chantilly, basta levar a geladeira por alguns minutos.
Existe no mercado, outros tipos de creme de leite e mais barato como o creme vegetal, por exemplo, embora seja similar, não é um produto natural e tem sabor diferente do creme de leite. Há também os importados como o creme Légère, tipo fresco com 15% de gordura, e creme Fraîche, com 60% de gordura, encorpado e de sabor mais ácido, perfeito para molhos, porém ambos de preços muito elevados. Algumas alternativas podem substituir o creme de leite pronto, como o creme de leite caseiro. Para quem gosta de se aventurar na cozinha é só prepara-lo, que também fica uma delícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário